Incluir após a página 90 [Tenerife].
26 de julho - Temperatura 79° na minha cabine.
27 de julho de 1824 - Desembarcamos aqui o correio, tendo permanecido afastados a noite inteira, por não podermos aportar a noite passada. Escrevi um bilhete a N. Galway. Foi esta a comunicação única que pude ter com a terra.
Incluir após a página 96.
27 de julho de 1824 - Passamos junto a Gomera, isto é, pelas regiões norte e oeste. O porto fica a sudeste. A região que vimos parecia totalmente inacessível e imaginei que não seria sequer habitável, a não ser num pequeno vale que, apesar de muito escarpado, continha algumas palmeiras e parece-me que videiras, ou ao menos uns cachos verdes, que se espalhavam pelas rochas. Havia ali algumas casas esparsas; vimos três homens ao pé das rochas que pareciam catar conchas.
Entre a página 97.
29 de julho de 1824 - 24° de latitude Norte, 19º a 21° de longitude oeste. Caíram a bordo peixes voadores.
1° de agosto - Avistamos Santo Antônio, a ilha mais ocidental do grupo de Cabo Verde. A manhã estava tão enevoada que apesar da terra ser avaliada em 7400 pés de altura não a vimos senão quando estávamos junto dela. Já vi muitas ilhas de aspecto árido e pedrento no oceano, mas nenhuma de aparência tão inóspita como esta. As pedras estão empilhadas umas sobre outras e os duros cumes erguem-se como os pináculos de um castelo gótico em ruínas. A ilha toda parece fendida em imensas rachaduras cujos flancos perpendiculares conduzem o olhar desde a praia até as mais elevadas altitudes sem uma solução. Nem uma árvore ou sequer arbusto cresce aqui, exceto alguns poucos num pequeno vale em que a declividade é mais suave. De um lado da montanha observei um fumo que desapareceu por poucos minutos e então reapareceu. Pouco a pouco, ao aproximarmo-nos,