de uma enchente extraordinária do Capibaribe, que destruíra grande quantidade de plantações de mandioca.
Mas lamento dizer que provocou enorme indignação entre o povo o comportamento do capitão Taylor, num ataque noturno ao porto, utilizando o nome da "Doris", depois aí permanecendo no dia seguinte. Diversas pessoas foram mortas.
Considera-se o Imperador um joguete nas mãos de seu pai e, portanto, em princípio, português. Por causa disso diversos pacíficos comerciantes portugueses foram mortos e se qualquer deles, assustado, corre na rua é tido como suspeito e perseguido, com poucas possibilidades de escapar.
Os barcos da "Doris" foram atacados ao virem para compras e todas as suas frutas etc., tomadas, já que o povo não quer acreditar que os ingleses não ajudam os imperiais.
Eis uma súmula e a essência de toda conversa sobre política que tive com ingleses em casa do cônsul e alhures.
Quanto à situação da sociedade de estrangeiros, está talvez melhor quanto às senhoras, isto é, conta com Mrs. Parkinson, senhora do cônsul inglês, e Mrs. Bennet, senhora do cônsul americano. As senhoras Pelly e a senhorita Stewart fazem de elementos de ligação, mas a saída da família de Luís do Rêgo foi uma perda para a sociedade, como também a de Caumont. Os demais não merecem menção e há agora menos intercâmbio do que nunca com os portugueses. A destruição do banco e a drenagem natural do pântano entre Olinda e Recife, plano elaborado pela Junta de 1822, para transformar aquele espaço em plantações de arroz, poderia ter sido facilmente levado a cabo. Mas o mau estado do governo tem-no impossibilitado.
Após a página 111.
A velha ponte de Maurício [de Nassau] está agora completamente mudada. Quando aqui estive pela última vez, possuía fileiras de lojas de cada lado, que pagavam uma porcentagem ao governo. Por isso, quando se soube que o estado da ponte oferecia perigo, por declaração do engenheiro, e que seria necessário mudar as lojas, o