Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823

tesoureiro recusou-se a concordar por causa da baixa da renda. Começaram, assim, a brigar e discutir até que um dia ao cruzar a ponte, um carro espatifou-se sob ela e arrastou mercadorias e tudo dentro d\'água. É agora uma ponte de madeira adequada.

Vi algumas raras casas particulares novas, especialmente uma, no fim da ponte da Boa Vista, construída por Antônio Coelho, mulato que há ainda poucos anos só possuía dois negros e um cavalo para transportar, a ele e à senhora, para o interior. É hoje um dos mais ricos plantadores do país.

Há vagos planos para se começar a fabricar potassa, para o que não há nada melhor do que os arbustos das florestas virgens deste país, e sua quantidade seria notável.

20 [de agosto de 1824] - Acordei às 6h e após uma pequena volta pelo jardim e pomar, almocei cedo e fui para a cidade com o Senhor Stewart. Caminhamos por uma longa extensão da terra e procurei de novo Carvalho, na esperança de que meus apelos pudessem ainda poupar o derramamento de sangue. Recebeu-me com a maior polidez, mandou chamar a filha para ver-me e fez servir frutas e vinho. Deu-me alguns mapas e planos, mostrou-me a posição das tropas, e disse-me que, dentro de um mês, esperava ter tudo pronto. Olhei para algumas de suas tropas, — meninos de dez anos e negros de cabeça branca. Declarou-me que ele e seu partido nunca cederiam, senão nos seguintes termos: que a assembleia constituinte, com os mesmos membros que a compunham, seria convocada de novo; que a reunião se daria em qualquer lugar menos no Rio de Janeiro, fora do alcance das tropas imperiais. Que ele estava resolvido a tornar o Brasil livre, ou morrer no campo da glória. Tomei a liberdade de contradizê-lo e mostrar-lhe quão imprudente havia sido a Assembleia e sustentei o direito do Soberano de dissolvê-la pela circunstância dela se declarar permamente etc. Discorremos longamente sobre política abstrata. Voltei ao assunto já tratado do perigo que pessoalmente corria o Presidente, e a responsabilidade que assumia etc. etc., ao que, em geral, mostrou-se ele sensível,