mas perdeu dois dos três navios na viagem. Embora não tivesse fundado ali nenhum estabelecimento, reclamou, no entanto, a terra para a Espanha.
Entrementes Pedro Álvares Cabral foi nomeado pelo rei de Portugal, Dom Manuel, comandante de uma grande esquadra, destinada a retomar a rota de Vasco da Gama no Oriente. Ventos contrários, porém, conduziram a expedição de tal modo para oeste, que ela alcançou as costas do Brasil, ancorando em Porto Seguro na sexta-feira de Páscoa do ano de 1500. No domingo de Páscoa ergueu-se pela primeira vez um altar cristão no novo continente, debaixo de uma grande árvore, celebrando-se a missa, à qual assistiram atenta e prazerosamente os ingênuos nativos. Foi tomada posse da terra para a coroa de Portugal com o nome de Terra de Santa Cruz e erguida uma cruz de pedra para comemorar o acontecimento. Cabral despachou para Lisboa um navio pequeno a fim de anunciar a descoberta e, depois, sem fundar nenhuma feitoria, seguiu para a Índia.
Ao chegarem as notícias à Europa o rei de Portugal convidou Américo Vespucci a vir de Sevilha e enviou-o com três navios para explorar o país. Chegando ao Brasil depois de uma longa e tormentosa viagem, entrou, desde logo, em contato com os íncolas, verificando que estes eram canibais. Conseguiu, no entanto, estabelecer relações com algumas tribos. Depois de costear o continente sul-americano até o grau 52 sem encontrar nem porto, nem habitantes, sofrendo frio intolerável, voltou a Lisboa em 1502.
Logo no ano seguinte partiu Américo de novo, com seis navios. Mas, tendo permanecido, por ordem superior, tempo demasiado junto à costa d'África após passar as ilhas de Cabo Verde, perdeu quatro navios. Não obstante, com os dois navios restantes, conseguiu chegar a um porto que denominou de Todos os Santos(3).Nota do Autor Aí ficaram cinco meses, em boas relações com os nativos, em companhia