História econômica do Brasil; 1500-1820

deram origem aos sobrados, assim chamadas as sobras das sesmarias também ocupadas pelos vaqueiros. (12)Nota do Autor

O sistema de vida e a necessidade de maior golpe de vista sobre a propriedade conduziam os vaqueiros a construir suas habitações nos lugares altos, contrastando com as habitações nos vales, características dos agricultores do sul.



O surto minerador

A ocupação de uma grande área do sertão brasileiro pelos criadores, formando a retaguarda econômica dos engenhos, ao mesmo tempo que constituiu uma eficaz proteção contra as incursões dos selvagens nas zonas litorâneas do açúcar, exerceu ainda uma alta finalidade, quando se verificou a expansão mineradora do Brasil central. De fato, a mineração produziu uma rápida concentração de populações em zonas pouco férteis, provocando uma grande procura de alimentação e crises terríveis de fome que as crônicas relatam sob as mais sombrias cores.

Os mineradores de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais foram abastecidos pelos criadores do vale do São Francisco e sertões do nordeste. A alta que se verificou nos preços do gado nos campos de mineração foi de tal monta, que repercutiu em toda a zona criadora, provocando os protestos dos senhores de engenho, já grandemente prejudicados com a elevação, da mesma origem, registrada nos preços dos escravos.

E, se pelos caminhos dos currais, iam dos sertões da Bahia para as zonas de mineração socorros alimentares, pelas mesmas estradas poderia ser contrabandeado o ouro, fugindo ao pagamento dos quintos... Daí