Não obstante os receios manifestados pelo fisco, incrementou-se sempre a corrente de comércio do grande agente de transporte do interior do Brasil.
Mesmo após a independência, houve vários anos em que a maior renda da capitania de São Paulo provinha dos registros do rio Negro, Guarapuava e Sorocaba. (10)Nota do Autor Para se aferir da repercussão política de tal comércio, basta citar que uma das causas apontadas para a Revolução dos Farrapos, em 1835, fora a desses direitos de entrada do gado rio-grandense nas outras províncias, julgados excessivos, como de fato o eram, pelos criadores gaúchos. (11)Nota do Autor
Em todos os centros de comércio do interior, onde a distância ou acidentado do terreno não permitiam o carro de boi, lá ia o tropeiro preencher a sua insubstituível função. Avolumou-se de tal forma o comércio de mulas, que se instituiu a grande Feira de Sorocaba, cuja importância culminou em princípios do século XIX e onde se reuniam representantes do norte, nordeste, centro e sul brasileiros.
Outras raças e espécies de gado
Assim como os bovinos, os equinos eram de origem peninsular, onde predominavam as raças galegas, célticas, lusitanas e andaluzas, com evidente mescla de origem árabe.
Os asininos eram espanhóis e africanos.