Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

Eu calculei que seria somente porque não queriam já e já tocar-me no roubo do meu relógio, que me fez o pobre Pedr.. Mas não é assim, meu bom amigo — eu não senti isso; pois que isso pôs-me 5 palmos acima da terra — visto que, amigos e inimigos, todos dizem que eu, que merecia aquela nomeação, não a tive porque sou o Dr. J. J. B. d\'O, entretanto que o pobre Pedreirinha é o pobre Pedreirinha.

Ele teve a baixeza de não perdoar-me as minhas ideias políticas, ele que anistiou o moedeiro falso Candido Ribeiro: há maior glória para mim? Ele preteriu-me para dar 1 lugar de substituto ao Domingos Rodrigues Seixas, que levou R. R. na Escola, onde eu fui laureado; mas o público aqui diz que essa nomeação foi POR DINHEIRO... que maior grandeza para o pobre Pedreira!

Eu receberia pois, parabéns, — pois fui coroado.

Deus colocou a minha independência no fundo da minha alma, e não (em 4 vinténs) na algibeira: pobre, bem pobre! estou léguas acima desse pobre Pedreira.

E como há sempre um dia depois do outro, se ele nem eu morrermos já, espero ainda encontrar-me com ele nesse grande teatro do parlamento... e ele há de abaixar a testa pequenina, e apagar o riso falso, na presença de um homem