de bem, que tem mais inteligência e fé do que ele.
Perdoe-me haver digredido tanto. O snr., meu compadre, que carrega mãe, mulher e filhos, desarranjou-se, por haver falido a casa inglesa a que pertencia. Urgido pela necessidade, pretende aí na Corte, qualquer meio de vida, qualquer emprego, seja lá onde for. E como ajudá-lo é ação nobre, caridosa, e favor particular a seu parente amigo, eu não hesito em recomendá-lo muito em particular ao seu coração, esforços e amizades.
Adeus. Abraço-me com V., e muito me recomendo à Prima, aos filhinhos e a Iaiá de quem sou sempre tão agradecido e lembrado. O mesmo fazem todos os meus.
O Seu Primo Amigo agradecido
João
Quando em 1864 João José veio deputado pela primeira vez, hospedou-se na casa do primo Albino, à rua dos Inválidos. Na intimidade da família, João Barbosa, que assim passou a se assinar, forçado pelo hábito parlamentar de encurtar os nomes, (com grande indignação do primo que não admitia a separação dos dois apelidos), conquistou imediatamente a simpatia de todos os parentes. Os serões da rua dos Inválidos consistiam em jogos e charadas em que João Barbosa brilhava, bom poeta e conhecedor profundo