A instrução e o Império - 2º vol.

que tem melhores horas do dia ocupadas no trabalho, que lhes dá o pão; as escolas dos domingos, destinadas ao ensino da religião, da história sagrada, e a dar noções das várias matérias; as escolas das fábricas para os operários que neles trabalham e para os seus filhos; as escolas de verão; as escolas temporárias; as escolas ambulantes; e outras por meio das quais a instrução vai ao encontro dos que vagam nas ruas das cidades e busca no campo o lavrador em dias e horas que não estorvem o trabalho de que vivem. Não vos recordarei a organização do ensino público em outros países mais adiantados, nem os resultados que neles se tem obtido, pois seria querer tornar saliente o contraste com o pouco que direi sobre o estado deste serviço, nesta Capital onde para uma população superior a 400 mil almas existem, apenas, 45 escolas públicas frequentadas por cerca de 4.300 alunos. Sem falar na instrução pública nas Províncias sobre a qual o Ato Adicional encarregou as respectivas Assembleias de legislar, nem na especial que interessa a outros ministérios, dir-vos-ei que é ainda defectiva; sobretudo na prática, o sistema adotado relativamente à instrução superior, à secundária e à primária do Município da Corte que estão a cargo do Ministério do Império.'"

Feitas estas considerações gerais o ministro Paulino de Souza informa à Assembleia Geral Legislativa sobre o estado do ensino na Capital do Império.

Dos três ramos da instrução pública, a primária é sem dúvida a mais interessante, pois que, além de ser condição essencial dos outros dois