A instrução e o Império - 2º vol.

plano. Não se deve, porém, esperar tal resultado sem que o magistério se tenha tornado uma carreira honrosa e segura, e sem que gradualmente vão os aspirantes se elevando por seu merecimento e serviços à altura da missão de preparar as novas gerações para a vida social. Infelizmente não há muita estabilidade e seguimento na administração entre nós; e em tudo influi e quer ter influência a política. Em todos os países os homens que se tem encarregado de dirigir e organizar o ensino público não se deixaram levar somente pela teoria, mas aprofundando o gênio da nação, esclarecidos por longa e bem aproveitada experiência, assentaram o sistema que mais convinha às circunstâncias peculiares, e fizeram convergir para sua completa execução todos os auxílios que puderam deparar. Não se contentaram com generalidades, mas estudando a índole da inteligência humana e penetrando as leis gerais de seu desenvolvimento, estabeleceram no método de ensino graduações que com elas perfeitamente se coadunassem. Nem ficaram ainda aí. Não podem todos pela idade, extrema pobreza e modo de vida frequentar com assiduidade as escolas regulares. É pois, ao lado das escolas regulares, em que a instrução é distribuída metodicamente, criaram instituições destinadas a facultá-la, mesmo irregular e acidentalmente, partindo da ideia de ensinar o mais possível e ao maior número possível. Em tal caso estão as salas de asilo, as escolas de infância desvalida, onde esta é acolhida e preparada para as primeiras letras; as escolas noturnas (não falo das aulas da noite estabelecidas nas escolas regulares), nas quais aprendem os