A instrução e o Império - 2º vol.

Instrução secundária. Cada um dos ramos da instrução exerce na sociedade grande influência, atuando, porém, de modo diverso no adiantamento do espírito público. A instrução secundária é dos três ramos o que mais influi na educação formando a inteligência e em grande parte o caráter dos que a recebem. Nele, não enxergo tamanho alcance pelos conhecimentos que adquire o aluno, como pelo desenvolvimento intelectual e qualidades de espírito que obtém por meio do estudo das matérias que o constituem. Formar e fortalecer o espírito da mocidade, habilitando-a para estudos de prática e para a vida social, é o fim principal dos estudos secundários. Não importa tanto que nas línguas estranhas o aluno obtenha um vocabulário mais ou menos completo, que nas ciências fique com mais ou menos algumas noções, como que consiga o resultado de exercitar, adestrar e alargar o espírito, dispondo-o pela aquisição dos dotes necessários para os estudos de aplicação e interesse prático. Eis porque na reforma do plano de ensino do Colégio Pedro II procurei tornar mais rigoroso o estudo daquelas matérias que tendem a densenvolver o espírito do aluno na idade em que mais facilmente se pode dirigir, e não exigi provas tão severas nas matérias que tendem mais a enriquecer a inteligência do que a robustecê-la. O estado da instrução secundária na Corte deixa a perder de vista o que se observa nas Províncias, onde muito pouco dela se tem cuidado, como demonstram os dados estatísticos juntos neste relatório. É minha opinião que a atribuição conferida às Províncias pelo Ato Adicional não exclui a Assembleia