A instrução e o Império - 2º vol.

longe de nos fazer desanimar, deve ser o maior incentivo para cuidarmos séria e vigilantemente de objeto que tanto importa ao futuro de nossa pátria". Examinados os quadros de frequência escolar de quase todos os países civilizados, diz o ministro Paulino de Souza, com verdadeira mágoa verifiquei: o Brasil está em um dos últimos, se não no último lugar.

Dos três ramos de ensino é inegavelmente o primeiro aquele que desperta maior interesse, por abranger todas as classes de população, e tender a satisfação da primeira aspiração intelectual. A Constituição garantiu a todos os cidadãos o ensino primário gratuito, partindo do princípio que em cada país civilizado ninguém deve deixar de saber pelo menos ler e escrever. O ensino secundário exerce maior influência na sociedade, concorrendo eficazmente para o desenvolvimento intelectual dos que o recebem. Além de essencial para os estudos superiores, pode-se dizer que sem ele não tem recebido a conveniente educação o homem que se destina a qualquer carreira, ainda diversa da das letras, como o comércio e a indústria. A instrução secundária é indispensável para qualquer indivíduo poder ter entrada nas classes médias da sociedade. Pela sua difusão e aperfeiçoamento se pode avaliar o grau de civilização de qualquer país, como pelo número de escolas primárias se pode julgar da solicitude do governo pelo melhoramento das classes mais numerosas e menos favorecidas da fortuna. A instrução superior, essa entende com interesse mais elevado, tendo por fim o exercício das mais nobres profissões, o adiantamento do espírito humano e o progresso nacional