A instrução e o Império - 2º vol.

que restritamente se referem ao assunto a cujo ensino se propõe; e além disto que, sem conhecimentos da pedagogia ou do método de ensino, este não pode ser completamente profícuo, embora abundem habilitações teóricas em quem o dá. Eis porque, em geral, são pouco satisfatórios os resultados que apresentam as nossas escolas, apesar da boa vontade e dos esforços com que muitos professores procuram desempenhar os seus deveres. Cumpre pois, proporcionar os meios indispensáveis para formarem-se professores completamente habilitados. No projeto, esta grande necessidade se satisfará com a organização das escolas do 2.° grau e de duas escolas normais, sendo uma destas para cada sexo. Abrangendo o ensino, nessas escolas do 2° grau, assuntos científicos e literários e a pedagogia, nelas irão os adjuntos das de 1.° grau, sem todavia deixarem de praticar nestas o ensino, alargar a esfera de seus conhecimentos, e completar as suas habilitações, obtendo o título de professor do 1º grau, depois de aprovados em todos os cursos daquelas escolas primárias superiores, e só dentre os que estiverem habilitados com este título poderão ser nomeados professores efetivos. A instituição dos adjuntos não tem trazido todas as vantagens que se tiveram em vista e devem esperar-se, porque circunscritos constantemente ao estreito círculo das noções adquiridas na prática das escolas elementares, faltam-lhes os meios para aperfeiçoarem e elevarem os seus conhecimentos; e quando professores, não passam de simples continuadores daqueles de quem foram discípulos e cujos sucessores são. Nas escolas normais constituídas para