mas obrigado a fundá-lo, e não numa época indeterminada, mas em sequência imediata à decretação da reforma. É uma instituição esta que tende a generalizar-se por todos os países, onde o ensino se acha colocado na altura do apreço que lhe toca, e a firmar a posição que lhe pertence, como membro essencial do organismo da instrução pública, em toda a parte onde as funções desta se exerçam regularmente... Pelo que nos pertence a nossa convicção está formada. Não esquecemos os museus escolares, cujo programa se acha magistralmente delineado no relatório do presidente do museu pedagógico de São Petersburgo ao Congresso internacional de Bruxelas em 1880... Segundo o projeto que vos submetemos, fica encarregado o governo prover a que cada um dos distritos escolares da Capital possua um desses estabelecimentos, assim como promover e auxiliar a sua fundação nas províncias. Eis, portanto, a disposição graduada, segundo a qual se hão de realizar, em toda sua plenitude, graças a esses estabelecimentos, os benefícios do ensino e da propaganda educadora para demonstração visual: a) as coleções escolares, em parte fornecidas pela administração, em parte organizada por colaboração do mestre com os alunos; b) os museus escolares, que, instituídos em cada distrito, reunirão em si todo o material de ensino intuitivo que exceder os recursos naturais de cada escola individualmente considerada; c) o museu pedagógico nacional, que abrange a instrução em todos os graus, e promove os seus interesses sob todos os aspectos. As funções são múltiplas: 1º- apresentar, por espécimens concretos, documentos autênticos e