A instrução e o Império - 2º vol.

meios figurativos, a história do progresso do ensino no país; 2°- demonstrar, por meios análogos, a sua situação atual; 3º - reunir, em coleções completas, todos os instrumentos do material técnico do ensino; 4° - oferecer ao exame do professorado os tipos e modelos mais aproveitáveis de mobília escolar; 5°- juntar, numa exposição permanente, as amostras de todas as invenções e aperfeiçoamentos, produzidos pela indústria nacional e estrangeira, no tocante ao material clássico; 6° - constituir, mediante exemplificações gráficas, planos, amostras, conferências e investigações especiais no seu laboratório, uma escola completa de higiene escolar; 7°- estabelecer sistematicamente, com as Províncias e com os países estrangeiros, a permutação de objetos, documentos, informações e serviços, que interessem o ensino público em todos os seus graus; 8°- proporcionar aos interessados, na causa da educação nacional, a mais completa biblioteca pedagógica; 9° - criar, manter, e desenvolver por todos os modos a estática escolar do ensino no país; coligir e coordenar todos os dados possíveis acerca do mesmo assunto no estrangeiro; publicar anualmente, em condições populares, o fruto deste duplo trabalho. A simples enumeração destas necessidades, cada uma das quais avulta em primeira plaina entre as urgências vitais da educação, no seio de um povo civilizado, é mais do que suficiente para justificar a imprescindibilidade da instituição, que a reforma vos propõe. A timidez ininteligente dos ignorantes, a malevolência mesquinha dos retardatários, o acanhamento científico dos economistas da escola que não percebe a relação fundamental