A instrução e o Império - 2º vol.

delineamento de um museu pedagógico nacional. A comissão deplora pois, que não tivesse tido ensejo de lê-lo, de outro modo não se explicaria o erro que impugnamos quem como o nobre deputado autor do projeto (Franklin Doria) a cujo respeito vamos opinar, tanto, pelo seu gosto da especialidade, podia contribuir para a elucidação do assunto. Certamente não será por motivo análogo que não teve, até hoje, começo de andamento, nas deliberações desta Câmara, um trabalho, como o duplo projeto de reorganização do ensino público primário, secundário e superior, submetido ao vosso estudo em 13 de abril e 12 de setembro de 1882 (projetos Rui) que, pela seriedade das ideias que dominam, se impõe à consideração atenta de todos os parlamentos ou governos patrióticos e esclarecidos. Como quer que seja, porém, a ideia da fundação de um museu pedagógico nacional, trazido agora, de novo, à tela no projeto Franklin Doria constitui um dos membros integrantes no plano da reformação geral que vos propusemos, pende de vosso voto, e tem com esse plano relações tais que sofreria sensivelmente com a desagregação. Se o parlamento brasileiro já se convenceu de que ainda não é cedo, para criar no país a instrução nacional, é encarar com vigor o problema; e neste caso os projetos da comissão de instrução pública (projetos Rui) lhe deparam a mais vasta base de iniciativa para as medidas inteligentes que neste sentido houverdes de adotar. Senão, se pelo contrário, estivermos deliberados a continuar a proceder como quem acredita que a instrução pública é um atavio de luxo dos povos bárbaros da Europa e da América, com