A instrução e o Império - 2º vol.

províncias, a cujo cargo deve ele continuar; à medida porém que o governo for provendo a instrução secundária, as províncias aliviadas deste encargo, se habilitarão a melhorar o ensino primário; e neste caso a organização adotada para este ramo do ensino no Município da Corte servirá de norma, pela influência que, à vista dos resultados, há de exercer sobre os espíritos. Combinadas as forças impulsivas que devem agir na organização e administração, resta a escolha do plano a adotar-se... Numa boa organização do ensino releva não esquecer do primeiro ao último grau, o fim a que se destina; como também não perder de vista que as diversas partes de que se compõe o todo, tem necessidade de combinar numa direção harmônica, que deve ter por fim o desenvolvimento intelectual da nação, a cultura geral dos espíritos. Teremos em primeiro lugar o ensino primário que, sendo racional e solidamente organizado, aos estudos superiores fornecerá bons alicerces, de cuja falta se resentirá todo o edifício se a escola primária for constituída em más condições; porque o ensino superior claudicará pela base, e se abaterá o nível dos estudos, determinando a necessidade de completa reconstrução do ensino público. Começando pela instrução primária do Município da Corte, força é reconhecer que ela exige profunda reforma no programa; nos métodos, no pessoal, no material, em tudo enfim que constitui uma boa organização e administração. Quanto ao programa, o que vigora não satisfaz às necessidades nem as ideias atuais que reclamam desde a escola a preparação do homem por um sistema de instrução