as aptidões que hoje não se pode deixar de reconhecer-lhe, à vista dos fatos que noutros países se incumbem de demonstrá-los... Entendo que é tempo de fundar-se estabelecimentos destinados exclusivamente ao ensino secundário do sexo feminino.
Assim organizado o ensino primário e secundário restará o remate do edifício, cumprindo-se a promessa constitucional do ensino universitário, realizada aqui na Corte a já por demais procrastinada ideia de uma universidade, centro da vida científica e literária. Com a criação da universidade virá a reforma das faculdades de ensino superior que permanecerão, nas províncias, como núcleos de futuras universidades.
Organizado o ensino como fica traçado sobrevirá a necessidade de uma administração apropriada, sem o que não é de esperar que funcione a máquina por falta de impulso... Importante como é a inspeção do ensino, "não a lemos suficientemente organizada sequer aqui na Corte, onde um só Inspetor para o ensino primário e secundária mal remunerado, com delegados paroquiais gratuitos, não preenche as necessidades do serviço. Urge que seja reformada tendo a sua frente um indivíduo bem remunerado para dedicar-se exclusivamente aos trabalhos a seu cargo e auxiliado por inspetores distritais igualmenle retribuídos.
Reorganizado e ensino público nas condições traçadas, como ponto de partida para gradual e sucessivo desenvolvimento, é indispensável, como noutros países, a "criação de um corpo consultivo destinado a auxiliar, com as suas luzes as