outros países, um Fundo escolar para ser aplicado ao desenvolvimento da instrução popular... O que se gasta anualmente em melhoramentos materiais com o fim de aumentar as potencias industriais seria mui mais produtivo, se ao mesmo tempo fosse sendo ativado o poder intelectual do povo pelo desenvolvimento do ensino.
1884. Sugestões do ministro Antunes Maciel "... Na complexidade das medidas inerentes a uma reforma de ensino público que abranja todos os graus da instrução desde o primário até o superior, destacam-se dois pontos a que cumpre indeclinavelmente atender, no sincero empenho de elevar este ramo de serviço público à altura de sua missão e dos progressos científicos do século. Refiro-me a integralidade do ensino e à escolha dos métodos. Quaisquer tentativas para dar ao ensino público o impulso e a direção de que necessita, seriam mancas e ineficazes, se não consultassem estas duas primordiais condições de uma reforma fecunda em resultados de real utilidade.
Os projetos elaborados pela douta comissão de instrução pública da Câmara dos deputados (projetos Rui) consagram os dois grandes princípios da integralidade do ensino em seus diversos graus e da seleção e adaptação dos métodos. Encerram aqueles importantes trabalhos um vasto e sistemático plano de organização; que não é possível apreciar aqui em todas as suas partes, mas que atende às principais medidas reclamadas de urna reforma capaz de colocar o ensino público entre nós na esfera que lhe compete. Sem embargo, pois, do acréscimo de despesa que a