para serem as suas filhas admitidas como pensionistas do Estado no internato normal de professoras e os filhos no externato do Colégio Pedro II.
A classe de professores adjuntos passa a ser dividida em duas seções: a) dos habilitados com o curso completo das escolas normais para regência de escolas do 2º grau; b) dos habilitados com o curso do 1º e 2º ano das ditas escolas para regência de escolas do 1º grau. Nas provas de habilitação e nos concursos para o provimento desses lugares se observarão as mesmas regras dos de professores catedráticos.
O ensino de desenho linear, de música e ginástica nas escolas do 1º grau, atualmente existentes e providas, não é obrigatório senão três anos depois da promulgação do presente regulamento, devendo-se os atuais professores habilitarem-se para esse ensino no referido prazo. São dispensadas das provas de música vocal, mas não da teoria da música, as pessoas que por sua organização física não forem aptas para os exercícios de canto. (Dec. n. 6479 de 18 de janeiro de 1877).
1877. "Conquanto não nos possamos ainda lisonjear, diz o ministro José Bento da Cunha Figueiredo, de que a instrução no Império tenha atingido o grau de desenvolvimento compatível com as nossas instituições livres, e com o estado de civilização da século, é certo que ela tem sempre, desde a fundação do Império, os solícitos cuidados do governo imperial e de seus delegados, mor mente nestes últimos anos, em que temos feito rápidos progressos, quer em relação à instrução superior, à secundária e à especial, quer com mais particularidade em relação à instrução primária...