a verdade. Tenho procurado minorar os inconvenientes recomendando a mudança das escolas para prédios de melhores cômodos, quando verifico a impossibilidade de continuarem elas nos prédios onde as encontro. Estas medidas parciais, porém, pouco adiantam, porque o prédio da escola, se não é feito especialmente para esse fim, não pode oferecer ao professor os requisitos e os elementos de que ele precisa para o bom desempenho do seu magistério. Em novembro pedi aos delegados de distritos informações especiais sobre os edifícios onde funcionam escolas, sua situação, cômodos, condições higiênicas e capacidade para os exercícios escolares. As respostas foram uníssonas a respeito das dificuldades com que lutavam os professores proveniente todas de impropriedade dos prédios e impossibilidade em que se acham os delegados de alugar prédios melhores do que os atuais, sobretudo nos distritos suburbanos.
A despesa com aluguéis de casas para escolas eleva-se a 132:201$000. Tem sido sempre numa progressão crescente, acompanhando o aumento do valor locativo da propriedade urbana. Segundo os dados que reuni, em 1877, despenderam-se 117:293$; em 1878: 118:242$; em 1879: 118:525$; em 1880: 121:064$; em 1881: 129:761$; em 1882: 134:072$; em 1883: 132:251$000. Todas estas quantias perfazem a avultada soma de 871:214$000, que representa apenas o que se despendeu em sete anos.
Tudo parece concorrer para demonstrar a urgência, continua Souza Bandeira, Inspetor geral, no seu relatório, de adotar um sistema de medidas, tendentes a colocar as escolas em edifícios apropriados,