ao exame de pessoas ilustradas e verdadeiramente insuspeitas. Para aquilatar de sistemas e doutrinas falece-lhe de todo critério, e começa a imperar o capricho ou o prejuízo, se não for alguma cousa pior. É o que temos a dizer sinceramente e sem o aparelho de erudição da pedantocracia da moda." (Parecer do Dr. Silvio Romero.)
"1ª não convém nas atuais circunstâncias inserir na lei a liberdade absoluta do ensino primário e secundário, apesar da excelência da medida. 2ª. com o nosso estado atual somente é compatível a liberdade de ensino tal como é posta em prática em alguns países europeus, modelada pelas normas do ensino oficial, cujas imperfeições são aliás conhecidas." (Parecer do professor Antonio Bahia da Silva Araujo).
Ensino primário obrigatório; meios de torná-lo efetivo. "1ª o ensino primário deve ser obrigatório, mas gratuito para as classes pobres. 2ª deve-se promover a difusão de escolas por todo país. 3ª deve-se impor penas aos pais, tutores e protetores que não mandarem seus filhos à escola." (Parecer do Dr. Silvio Romero).
"A obrigatoriedade do ensino primário não poderá, sem iniquidade, ser posta em prática enquanto: 1° não houver escolas ao alcance de todos os cidadãos; 2° não conhecer-se com precisão tudo quanto respeita à estatística escolar; 3° não for uma verdade a fiscalização; 4° não houver estabelecimentos com uma organização metódica de professores e, por conseguinte, não for o provimento das cadeiras uma realidade proveitosa, atendendo-se para o mérito dos pretendendentes