A instrução e o Império - 2º vol.

e escolas de adultos); escolas rurais: mistas (jardins da infância e escolas elementares); separadas (escolas de adultos, noturnas); que se estenda a todo Império essa classificação; que se procure uniformizar o ensino público e o particular. 2° que se adote o seguinte plano de estudos nas escolas primárias: jardins da infância (2 anos: noções de cousas, exercícios de linguagem, orações, jogos de reflexão e de movimento, canto, ginástica, noções de cousas e exercícios de linguagem e desenho, rudimentos de leitura e escrita, numeração e tabuadas das quatro operações e do sistema métrico); escolas elementares (3 anos: leitura corrente, escrita, aritmética, catecismo, canto, ortografia prática, história sagrada do velho Testamento, leitura explicada sobre assuntos sociológicos, gramática e exercícios de fraseologia e composição, nomenclatura geométrica, sistema métrico e aplicações de aritmética, ginástica); escolas complementares (3 anos: gramática, aritmética e geometria, geografia geral; instrução moral, desenho linear, noções de física e química, corografia do Brasil, elementos de história natural e higiene, história do Brasil, instrução civica, música e ginástica); escolas de adultos (3 anos: leitura, escrita, prática das quatro operações sobre números inteiros e frações, noções essenciais de gramática e composição, elementos de geografia, de corografia e de história do Brasil, geometria usual e sistema métrico, instrução cívica e moral e civilidade, noções de higiene privada e economia doméstica, aplicações de aritmética e contabilidade doméstica. O primeiro passo para tirar as nossas escolas do