A instrução e o Império - 2º vol.

enfezamento em que se acham é transformar o material escolar e aumentar a número de utensílios conforme as necessidades do ensino; que se construam edifícios expressamente destinados a escolas; que se melhore a situação dos professores." (Parecer do doutor José Manoel Garcia.)

Deve haver quatro categorias de escolas primárias: a) ambulantes, nos Municípios; b) fixas do 1° grau, nas freguesias e povoações principais; c) do 2º grau e do 1º - nos Municípios; d) dos mesmos graus, nas capitais e cidades principais, além das profissionais nas comarcas. 2ª- proponho que nas escolas públicas se ensine: leitura, cálculo, língua nacional, desenho linear, noções de música, de geografia e história, de física, química, botânica, mineralogia, de geometria e álgebra, de direito público e financeiro, de moral e economia doméstica, de ginástica e trabalhos de agulha. 3ª é contra os grandes palácios porque pervertem a aspiração, despertando o gosto do fausto e alimenta esperanças que não podem as crianças realizar: nas relações individuais é um crime e nas relações sociais um erro; satisfaça a casa escolar as condições de higiene, não seja disforme e já será alguma cousa em nosso país, onde necessidades mais instantes do ensino estão a chamar a atenção; quanto à mobília: uma só carteira e um só banco, encosto baixo, côncava no sentido horizontal e convexo no vertical..." (Parecer do sr. Manoel Olimpio Rodrigues da Costa).

"1ª que se mantenha a classificação das escolas estabelecidas pelo decreto de abril de 1879 (reforma Leoncio de Carvalho); 2ª que nas escolas