de ver, a manifestação espontânea do seu critériode apreciação, e os resultados sociais sobrelevarão, por sem dúvida, os do regime em que o estudo se presume em repetições maquinais, de definições e palavras, que poucos compreendem e nas quais ninguém crê sinceramente, por lhes faltar a contraprova geradora de certeza inabalável. A liberdade no ensino trará principalmente a grande consequência de habilitar o país para a liberdade de ensino... A liberdade perante o ensino superior, isto é, a liberdade de frequência, apresenta-se em tese como inatacável. Na prática, todavia, graves objeções se contrapõem à ilimitacão da frequência facultativa que facilmente degenera em abuso. Acaba com a coesão entre o professor e o discípulo, tornando inútil a missão do primeiro; afrouxa o fecundo espírito de classe, gérmen do espírito patriótico, inspirador de grandes feitos; abre margem ao desleixo e à vadiação... Resumindo, opino pela liberdade de frequência como se acha determinada no substitutivo (projeto Rui Barbosa) que vai ser sujeito à apreciação da Câmara dos Deputados". Opiniões tomadas ao relatório do doutor Afonso Celso de Assis Figueiredo Junior.
Cursos livres nos estabelecimentos de ensino superior. "Terminando proponho que, tendo a instituição dos privat-docenten dado tão bons resultados para o desenvolvimento e progresso do ensino superior da Alemanha, se adote instituição semelhante nas nossas faculdades e outros estabelecimentos de instrução superior. Os professores livres, que corresponderão entre nós aos privat-docenten das universidades alemãs, podem