À Margem do Amazonas

Desde o colo até os primeiros ramos, todo o caule era retalhado em incisões oblíquas convergindo para uma incisão maior, vertical, por onde corria toda a seiva colhida em vasilhas próprias ou nas covas abertas no solo, coagulada depois pela decocção, ou em pranchas ou em lâminas pela luz do sol.

Golpeada, esgotada, exausta, esvaída toda a seiva que a alimentava, ela perdia a folhagem, estiolava-se lentamente, e ficava no seio da mata como um triste espantalho agitando no alto a fronde ressequida.

Assim desapareceu da planície a majestosa sapotácea que levou à opulência mais de uma centena de negocistas vorazes; que fez correr o sangue de um punhado de ambiciosos; que perturbou a imaginação de toda gente, e foi a soberba ilusão de um centro comercial agonizante.

A borracha, apesar dos danos terríveis que causou à Amazônia, apesar dos dramas horrendamente sinistros da sua exploração, apesar dos montes de cadáveres dos que sentiram o seu sortilégio fatídico — semeou por todo o vale pequenos núcleos de povoamento,