O Visconde de Sinimbu: sua vida e sua atuação na política nacional

de Alagoas eram negócios peculiares à vida interna da vizinha província.

Vimos a atitude de Vieira Dantas na insurreição anterior. Agora é ainda ele quem se apresenta à frente da repercussão revolucionária na província. A sua adesão parece ter sido concertada Por ocasião da vinda do padre Muniz Tavares a Alagoas. Teve Vieira Dantas alguns tempo para preparar-se.

Ao irromper a rebelião em Recife, foi ela, logo depois, ajudada em Alagoas. Anadia, pela excelência de sua posição estratégica, tornou-se a sede da insurreição na província. Lá se instalou uma Junta Governativa, amparada nos elementos de Vieira Dantas e outros chefes. Cerca de oitocentos homens o procer revolucionário reunira e mobilizara. De Recife viriam reforços para engrossar as tropas alagoanas e poder, então, levar-se a efeito um ataque às tropas do morgado, em Barra Grande, ao mesmo tempo que se faria sun avanço sobre a capital para depôr o governo constituído.

Com a chegada do brigadeiro Lima e Silva o plano de Vieira Dantas ficou seriamente prejudicado, porque as forças recém chegadas, militarmente organizadas, tomaram posições no sentido de impedir qualquer contacto dos sediciosos de Alagoas com os de Pernambuco, ocupando solidamente todas as passagens obrigatórias. Os reforços ansiosamente esperados por Vieira Dantas tiveram de fazer alto nas imediações de Atalaia. A junção tornou-se impossível e os reforços, por fim, retrocederam, tenazmente perseguidos pela retaguarda e pelos flancos.

O Visconde de Sinimbu: sua vida e sua atuação na política nacional - Página 36 - Thumb Visualização
Formato
Texto