O Visconde de Sinimbu: sua vida e sua atuação na política nacional

desenlace da luta, deixando que os combatentes se evadissem pela mata próxima.

A tropa avançou. Já não havia homens na última trincheira da República em Alagoas. D. Ana Lins foi feita prisioneira. Do inimigo apenas solicitou uma graça: que lhe deixassem o filho, João, futuro Visconde de Sinimbu, então aos catorze anos de idade. Mãe e filho foram conduzidos à capital e recolhidos à cadeia pública. Esteve presa mais de seis meses e durante todo esse tempo não se separou do filho que, na prisão, continuou os seus estudos sob os cuidados maternos. Seu marido e seu filho Frederico estavam nos carceres do Recife. Manoel Duarte Ferreira Ferro, primogênito do casal, conseguira foragir-se.

De Recife, Vieira Dantas e seu filho, condenados à morte pela comissão militar, seguiram para o Rio de Janeiro. Foram recolhidos à fortaleza de Villegaignon, onde devia ser executada a sentença. Valeu-lhes a clemência imperial, comutando-lhes a pena em degredo perpétuo nas margens do rio Negro. Voltaram, por isso, ao Recife, e, no forte do Brum, aguardavam a ordem de embarque, quando se deu a fuga romanesca dos dois condenados.

Ferreira Ferro, que andava pelos sertões de Alagoas, foragido e perseguido pelas autoridades, sabendo que seu pai e seu irmão haviam regressadado a Pernambuco, resolveu ir ao Recife para tirá-los da prisão. Apesar da perseguição que lhe moviam, não perdera o prestígio pessoal por onde andava. Reuniu alguns amigos, desses que não falham nas horas incertas da vida. Expôs-lhes o plano temerário que concebera e ficou contando com eles para a vida e para a morte.

O Visconde de Sinimbu: sua vida e sua atuação na política nacional - Página 38 - Thumb Visualização
Formato
Texto