A sua missão resume-se em uma palavra: ser útil.
A situação do país favorece este gênero de política. Estamos caminhando para a época da análise, que é a idade viril das nações.
Descobrir no fundo das lutas dos partidos o interesse real do país, tal é a tendência do espírito público. Chegou a era das ideias sem aceção dos indivíduos... O que está de cima, o que vai para diante, o que aumenta no país, é o crédito e a força das ideias reformadoras... O que foge espavorido, o que morre e desaparece, é o espírito pusilânime de conservação.
Outrora a vida política reduzia-se as batalhas dos palavrões, ou aos espetáculos das dissensões pessoais. Uma crise entre amigos da véspera, uma briga entre este e aquele chefes políticos, enchia um ano inteiro e tinha uma repercussão enorme. Hoje, nesta guerra mortífera do progresso, submergem-se as mais fortes naus; outras buscam abrigo no esquecimento; algumas debatem-se isoladas na impotência do sarcasmo ou nas visões do pessimismo sistemático.
A esses que negam o progresso moral do país e o seu incontestável adiantamento, responde-se como o sábio da história: e puer se muove! Negais o movimento nacional, negais o progresso? Pois bem! quando a situação parecia afundar-se com os