O Vale do Amazonas

do Alto Amazonas mandara buscar para o serviço de uma olaria projetada em Manaus. A caldeira achava-se no Pará há meses; a companhia escusava-se de mandá-la nos seus paquetes alegando diversos embaraços, não obstante reiteradas solicitações da presidência de Manaus. Foi o vapor Pastaza (peruano) que efetuou o transporte do maquinismo.

III — Em alguns dos portos de escala a carga e descarga se efetuam durante a noite, mesmo a dez horas, como eu próprio vi. Os comandantes querem apressar a viagem, seja como for. Por esse motivo, também o serviço se faz debaixo de chuva, e com uma precipitação que não pode evitar as avarias. Referirei um fato. Fonte Boa, pequena povoação do Solimões, que é uma das escalas, fica dentro de um lago; nós chegamos no Icamiaba, à embocadura desse lago às 9 horas da noite de 14 de novembro. Largamos na mesma noite, às 4 horas. Do ponto em que ficamos, aquém da boca do lago, até Fonte Boa, há três horas de viagem em canoa. O vapor a faria em meia hora. Pois bem: além de chegar e sair à noite, o vapor não entrou no lago, e seguiu largando na margem do Solimões três passageiros de 1ª classe, que foram dormir em uma cabana e esperar o dia para subirem à povoação. Dos passageiros um era o próprio vigário da freguesia, deputado provincial. Conquanto nos meses da maior vazante, agosto a outubro, a boca do lago não tenha água suficiente para o paquete