Icamiaba, aliás de 5 pés de calado, — nessa ocasião já o rio estava de meia enchente e havia fundo bastante. No regresso da fronteira, chegamos a Fonte Boa às 11 horas da noite, e largamos às 2 1/2 da manhã, repetindo-se a mesma entrada e saída noturnas, conquanto desta vez houvéssemos subido até à povoação.
Quanto ao tempo das demoras nos portos de escala, parece-me que em geral é suficiente. Na subida, o tempo que se gasta em receber a lenha (4 a 5 horas pelo menos) é bastante para a carga e descarga. Na descida, é que convém que seja maior, porque se recebe menos lenha.
IV — Nos recibos de carga lançam os comandantes a seguinte cota: "Ignoro o conteúdo". Nisto se baseiam para não responderem pelas avarias. Ora, em primeiro lugar, a cota é inexata; porquanto, nos manifestos explicam-se a quantidade e a natureza da carga, com os nomes e marcas dos consignantes e consignatários. Em segundo lugar, as leis não reconhecem tal meio de isenção da responsabilidade. É por isso que, se rasgam as sacas de cacau ou castanha, se extraviam algumas arrobas, perdem os donos. Assim, não obstante ser o frete nos vapores inferior ao dos barcos a vela, estes ainda são preferidos: por exemplo, de Santarém ao Pará, os barcos transportam uma arroba de cacau por 400 réis, e os vapores por 290 réis; entretanto, parte destas mercadorias de Santarém desce nos