barcos vela. O mesmo acontece de Breves ao Pará, distância percorrida pelos paquetes em 14 horas, e em 5 dias pelos navios a vela: a aguardente sobe até Breves nas canoas e barcos, e neles desce o cacau ; entretanto, o cacau paga 242 réis por arroba nos paquetes e 320 nos barcos.
V — Ouvi queixas contra a taxa dos fretes. Com efeito, entre Pará e Manaus, as mercadorias de estiva pagam de 18 a 20%; o meio termo dos fretes das mercadorias de uma fatura variada é de 10%. Do Pará a Tabatinga os fretes sobem às vezes a 30% sobre o valor das mercadorias. Assim, do Pará a Tabatinga, uma barrica de cerveja (custo, 17$600) paga 4$700, e uma de farinha de trigo (custo, 18$000) paga 5$000. Acresce que de Manaus a Cudajaz, por exemplo, as mercadorias pagam o mesmo frete que para Coary e vice-versa, achando-se aliás aquele ponto a quase meia distância. Cudajaz é o centro do comércio do Purús.
As tarifas atuais não podem deixar de ser reputadas provisórias. Como o movimento comercial tem aumentado muito, deve a administração conseguir que sejam reduzidas (43)Nota do Autor. Entretanto, acrescentarei que todavia a tarifa dos paquetes da companhia é mais razoável que a dos vapores peruanos, que se reputa exagerada.Eis o paralelo que