O Vale do Amazonas

"Metade pouco mais ou menos do seu território, observa Maury, está dentro do vale do Amazonas; uma quarta parte dentro do vale do Prata; e o resto que não é ermo ou montanha, acha-se no vale do lago Titicaca, onde tiveram origem os Incas e a civilização do Peru".

A Bolívia divide-se em três regiões: a do sul, fria, improdutiva, pouco povoada, pobre, e com as cidades em decadência; a de Cochabamba a leste, onde o clima é temperado, o solo mais produtivo, e a raça espanhola acha-se em todo o seu vigor; a de Chiquitos, ou país dos Mojos, ao norte, na bacia do Madeira, despovoada, mas de um grande futuro para a indústria, o comércio, a agricultura e a navegação.

Esse imenso território é ocupado apenas por 1.500,000 habitantes. Destes a metade pertence à raça indígena, sujeita ao trabalho forçado e pagando tributo ao governo, como no tempo dos Incas, regimen despótico, posto seja mais doce que a escravidão, a qual aliás foi abolida na Bolívia em 1851 por uma lei da convenção nacional.

A importação e a exportação da Bolívia fazem-se atualmente pelos portos do Pacífico, e principalmente pelo de Arica, na república do Peru. Diz-se que o movimento comercial da Bolívia ascende a 10.000:000$, cuja maior parte passa pelo dito porto, e o resto por Cobija e Islay.