O Vale do Amazonas

A despeito das cachoeiras do Madeira, o comércio da Bolívia pelo Amazonas, que há quatro anos não existia ou era representado por um algarismo quase nulo, sobe constantemente. Em 1864 cerca de 70 ubás desceram pelo Madeira com mercadorias avaliadas em 120:0005000. Esses 120:000$000 eram representados por gêneros agrícolas e produtos da criação, figurando entre eles açúcar, cacau, charutos, charque, couros, graxa, gado em pé, etc.

Podem desde já comerciar pelo Amazonas três departamentos bolivianos, aos quais interessa de perto a navegação a vapor do Madeira e a estrada marginal que deve substituir a penosa travessia das cachoeiras desse grande tributário (61)Nota do Autor. São eles os seguintes:

Beni, capital Trinidad, sobre o Mamoré. Santa Cruz, capital, a cidade do mesmo nome. Cochabamba, idem (62)Nota do Autor.

Sua população diz-se que é de 622,000 homens, sem contar as tribos errantes que percorrem o Beni principalmente. Há aí, segundo Gibbon, 30,000 índios, inteiramente domesticados e prontos para o trabalho.