Muito maiores, quase insuperáveis, encontram esses nossos vizinhos seguindo pelo Orinoco, por causa dos grandes saltos que tem este rio. Na descida, a passagem das cachoeiras do Rio Negro não é muito perigosa; mas não acontece o mesmo na subida, particularmente nos saltos de Camanáos, Furnas, Cucuhy e São Gabriel. A dificuldade não provém da falta de profundidade, porém das correntes fortes e desencontradas, que formam redemoinhos perigosos. Talvez a remoção de algumas pedras atenuasse muito esse embaraço; talvez também a abertura de um canal franqueasse a passagem."
Vejamos agora o tempo necessário para uma viagem do centro do distrito do Amazonas (em Venezuela) para Manaus (no Brasil). Eis aqui o número de dias descendo:
De Maroa a São Carlos (Venezuela) há 2 dias de viagem. De São Carlos a São Gabriel (Brasil) 3 a 4. Para passar as cachoeiras de São Gabriel, 1 dia. De São Gabriel a Manaus descem os batelões em 17 dias; os expressos consomem só 14, com a demora em vários pontos. Total, para a descida de batelões de Maroa a Manaus, 24 dias. Quando sopra vento do sul a viagem é um pouco mais demorada.
Subindo, porém, são precisos doas meses para fazer a mesma viagem nas atuais embarcações a vela.
A subida de Manaus a Maroa seria muito mais rápida se ali houvesse um pequeno vapor, que,