constância, sempre firme, nunca desanimado, por mais ásperas que sejam as friezas, por mais dolorosos que sejam os enterramentos a que temos assistido nos últimos tempos. O relatório dirigido a um ministro, por maior que seja a benignidade do acolhimento, morre com o ministro, tão transitório um como o outro. O público, porém, é um governo permanente, e o escrito, se tiver merecimento, deixar-lhe-á gravada no espírito alguma cousa que ao país convenha saber.
Carecerei muitas vezes recorrer às hipóteses e induções com prejuízo da precisão rigorosa. Todavia posso dizer que a respeito das estatísticas fiscais e das alfândegas não haverá faltas sensíveis. Obtive-as de funcionários dignos de todo o conceito, e principalmente do respeitável chefe da tesouraria do Pará, o Sr. Almeida Pinto, e do zeloso funcionário inspetor da alfândega daquela província, o Sr. Gama e Silva, que se recomenda por tantos títulos ao justo apreço que lhe tributa o público.
Terei ocasião de nomear outros cavalheiros e funcionários, de que igualmente mereci informações úteis, mas cabe aqui confessar a minha gratidão para com SS. Eex. os Srs. B. Seoane, ministro do Peru nesta corte, e general Carrasco, comissário dos limites, a quem devo a honra de me facilitarem o meio de visitar o território da república vizinha, e finezas próprias da cortesia de tão distintos e prezados cavalheiros.