O Vale do Amazonas

Uma parte dos esclarecimentos especiais, como adiante se verá, pertence ao meu particular amigo o Sr. capitão-tenente Costa Azevedo, chefe da comissão Brasileíra de limites, que, auxiliado pelo Sr. Soares Pinto, tem podido acumular longos e preciosos estudos sobre a física e a estatística do vale do Amazonas.

Cumpre-me nesta ocasião referir-me, com as expressões de profundo reconhecimento, à benevolência com que se serviram distinguir-me os meus ilustres amigos a quem está confiado o governo das duas províncias, SS. Eex. os Srs. Epaminondas de Mello e Couto de Magalhães, assim como ao distinto cavalheiro que tem dirigido com tanto sucesso a companhia do Amazonas, o Sr. Pimenta Bueno.

Não acabaria se consignasse os nomes das pessoas de quem mereci o obséquio de me proporcionarem informações e facilidades no Amazonas; entretanto, não posso esquecer que as folhas de Belém (Diário do Grão Pará, Jornal do Amazonas, Jornal do Pará, Constitucional), e as de Manaus (Estrela e Catequista), cabe-me agradecer, com o acolhimento que me distinguiram, palavras animadoras que me fortificavam e estimulavam, rodeando o obscuro viajante de simpatias preciosas para um desconhecido.