da tripulação, acomodações especiais para combustível, pouco calado, pouco cumprimento, podendo ter muita altura e ser largo.
— Será preciso estimular o trabalho publicando-se sem demora os relatórios, os resultados das observações e as cartas, a medida que se forem preparando, logo depois de concluída cada exploração.
Pretender que tais explorações sejam bem feitas com os recursos até hoje empregados, é exigência desarrazoada. Recordo-me, é verdade, de que há sujeitos tão zelosos e dedicados ao culto do dever, como o Sr. capitão-tenente Soares Pinto, ajudante da comissão de limites com o Peru, que, incumbido de levantar a carta do Yaporá, subira este rio e o Apaporis em escaler e canoas, quase só, desprovido de tudo, sofrendo as mais duras fadigas, com gravíssimo prejuízo de sua saúde, atravessando uma região doentia. Foi assim que se obteve a carta do Yaporá, duplamente preciosa pelas questões de limites com o Peru e a Nova Granada. Mas trabalhos contínuos e regulares exigem recursos próprios. É bom que se saiba quais os sacrifícios que a alguns raros funcionários desvelados tem custado os esclarecimentos que já possuímos sobre o país; é, porém, necessário que daí se tirem experiência e conselho para a boa direção de tais serviços. Imagine-se o que seja trabalhar, viver e dormir a bordo de um navio desses que ali temos no Amazonas, da canhoneira Ibicuhy, por exemplo, barco construído para o mister da guerra,