Todos esses navios devem ter a maior marcha possível, reunir as condições gerais acima indicadas, e prestar-se ao serviço de reboque de pranchas e canoas. Nada mais necessário, com efeito, quer em relação ao vale do Amazonas, quer aos de outros dos nossos rios, e principalmente do São Francisco, do que a navegação barata dos afluentes e do próprio tronco. Os grandes vapores, como os da Companhia do Amazonas, tem a inestimável vantagem da regularidade e velocidade; mas em geral o comércio perde nas tarifas mais do que ganha com aquilo. Daí a necessidade de se aproveitarem nos nossos rios as invenções tão úteis nos Estados Unidos e no Indostão. No trem fluvial de Bourne, v. g., o vapor é uma verdadeira locomotiva, a qual se prendem, como wagons de carga, pranchas ligadas por maneira que todo o comboio constitue um cômodo e seguro sistema de articulações. Citarei a este respeito o que a propósito do Rio Negro dizia em 1862 o Sr. major Coutinho:
"Seria muito mais econômico e vantajoso o estabelecimento de vapores de reboque, como se usa em alguns rios da Europa, do que navios solitários, servindo para carga e passageiros, principalmente quando a população é ainda diminuta em alguns rios. As nossas relações comerciais para certos pontos não são tão importantes que exijam essa rapidez de transporte, como certamente não tem muitos paízes adiantados Não há nada melhor do que