que ela seja, do que uma abundância de frases para exprimirem todas a gratidão com que deveis já contar.
Senhores, o Amazonas sob o ponto de vista social é quase o mesmo que sob o ponto de vista geológico: a infância, um deserto para a indústria, uma noite para a civilização. As raríssimas povoações que ocupam aqui algumas jeiras de terra mal descoberta, somem-se no meio deste mundo, muito mais distantes da civilização do que afastadas do oceano.
Dir-se-ia, ao contemplar essas aldeias e essas cabanas semisselvagens, todas vestidas da cor tristonha do limo do rio ou das ramas secas da floresta; dir-se-ia, estudando na fronte bronzeada de homens quase primitivos a ausência dessa alegria da esperança, que é para os povos em marcha o distintivo do progresso, como o riso nos lábios é, na frase do Dante, o principal característico do homem: dir-se-ia, aproximando na fantasia a imagem de umas e de outros, que assistimos aqui à decadência de um mundo antigo, ou que fazemos agora a escavação de reinas perdidas nas noites do tempo.
Debalde, lá no sul do Império, far-se-ão leis e arranjar-se-ão planos de governo para estas regiões. Porquanto (e permiti-me usar da franqueza que tanto cabe em tais assuntos), a civilização do Brasil, ou antes a sociedade brasileira, não dispõe ainda