O Vale do Amazonas

Rio da Prata e Paraguai; quando se perceber a contínua elevação da riqueza, graças ao grande rebocador do trabalho que se chama a concorrência, é natural que todos se convençam de que entregar a uma companhia estrangeira a navegação a vapor do São Francisco, essa grande artéria do coração do Império, ou permitir a todos os pavilhões fazerem o serviço de transportes costeiros, é tão perigoso como consentir a existência de consoles nas nossas cidades, ou facultar o acesso dos portos aos navios de guerra das outras potências.

O nosso país é rico das riquezas naturais, mas pobríssimo dos meios de aproveitá-las. Falta-lhe pessoal profissional, capitais, consumidores. Quem os fornecerá? O comércio exterior, e, para dizer tudo, a imigração. Aproximai os nossos mercados dos mercados norte-americanos; ligai-nos à Europa por um cabo telegráfico transatlântico; prolongai as nossas estradas de ferro; facilitai à indústria estrangeira o transporte fluvial, como lhe facilitais e lhe entregais, exclusivamente às vezes, os transportes terrestres: e tereis combinado os meios infalíveis dos quais dependem duas cousas que neste mundo andam tão juntas como a alma e o corpo, isto é, o progresso material e o progresso moral.

É agradável, senhores, variar sobre esse tema encantador agora, nas vésperas da reunião de uma câmara abençoada pelo olhar esperançoso da população.