A Província - Estudo sobre a descentralização no Brasil

Tal é, em Inglaterra, a opinião até de ilustres conservadores. Como todas as grandes ideias, essa faz o seu giro à roda do mundo: pertence-lhe o futuro (140)Nota do Autor.

§ II. — Um sistema eficaz de instrução consome muito dinheiro. Justificação da taxa escolar, imposto exclusivamente provincial.

Todos os esforços no sentido de combater a ignorância e a rudeza do povo, estacam diante da questão financeira; porquanto é preciso convir nisto: — não há sistema de instrução eficaz sem dispêndio de muito dinheiro (141)Nota do Autor.

Para corresponder às exigências de um regime político baseado no sufrágio quase universal, um ramo somente dos interesses locais, a instrução popular, careceria absorver toda a soma da atual receita de cada província do império.

Que se não repute exagerado este conceito. Um só cantão da Suíça, Zurich, com 266.000 habitantes, gastava 600 contos com a educação primária do seu povo. Conhecem-se os algarismos fabulosos dos Estados Unidos: com 1.300.000 habitantes, o estado de Massachusetts gastava 4.000 contos. O de New York, que em 1866 despendera 13.200 contos (cerca de dois dólares por habitante), já havia até então imobilizado na construção de casas de escola e seus

A Província - Estudo sobre a descentralização no Brasil - Página 225 - Thumb Visualização
Formato
Texto