O Rio de Janeiro visto por dois prussianos em 1819

Situação topográfica e comércio do Rio de Janeiro

A costa do Brasil, vista de uma certa distância, parece uma cadeia de montanhas, apresentando um perfil irregular de altos e pontudos cones. O Pão de Açúcar, assim chamado por causa de sua forma, está situado à esquerda da entrada da barra. Ao fundo da baía, umas quatro milhas para dentro, está a Serra dos órgãos, igualmente apelidada pela sua linha de elevações pontiagudas, quais tubos de um órgão, que atingem de 4 a 5 mil pés sobre o nível do mar.

O vale em que foi levantada a cidade de São Sebastião não tem mais de uma milha de largura. A baía é cercada de pequenos morros e recheada de ilhas românticas. As praias estão ocupadas por casas caiadas de branco por fora e cobertas de telhas vermelhas. Tanto vistas do mar como do alto, o efeito é extremamente pitoresco.

As partes cultiváveis dos morros e os vales cercados de montanhas estão na maior parte habitados. Duas estradas saem da cidade: uma para o norte, passando pelo palácio real com uma extensão de 40 milhas; a outra para o sul, transitável apenas umas 10 milhas.

O solo, de modo geral, produz muita planta e fruta tropical, mas a agricultura, mesmo nas cercanias da capital, está ainda na infância; matas cobrem a superfície montanhosa de uma vegetação agreste, mas em que há grande variedade de