madeiras duras, aptas para a construção. As árvores frutíferas são de grande beleza.
O país apresenta feição uniforme numa área de algumas centenas de milhas. Todas as tentativas para fazer com que os habitantes percam seu caráter sombrio ficaram até agora, aparentemente, sem resultado, o que se atribui à dificuldade de os aproximar uns dos outros.
A experiência cotidiana que adquirem comerciantes e capitães de navios torna as relações com este país cada vez mais lucrativas. Estes últimos compreenderam ser preferível consignar os navios a uma firma local, ou, pelo menos, a alguém com longa residência no país:
1º) por causa das declarações à alfândega;
2º) para mais rapidamente solucionarem as dificuldades que surjam com esta;
3º) pelos prazos que é preciso conceder nas vendas; e
4º) por causa do conhecimento local dos compradores, o que requer não pequeno estudo. Neste particular, devem os estrangeiros observar muita cautela.
Ao expedir um navio para o Brasil, não convém fazê-lo para um porto único, ainda que o propósito seja tudo liquidar na mesma praça, mas legalizá-lo para todos os portos do Brasil. Desta maneira, o navio entra em franquia, isto é: com autorização para se dirigir também a outro porto. O navio pode, então, desembarcar no primeiro os artigos mais vendáveis e sair com o resto para onde acredite colocá-los vantajosamente, e isso sem pagar os direitos de exportação, que equivalem a 5% do valor total e dos quais não estão de nenhum modo isentos os navios que tenham sido diretamente despachados para um só porto, já que a Alfândega é muito severa. Esta declaração em franquia, pela sua conveniência, deve ser praticada em todos os casos, mesmo que o navio só permaneça num porto. Se uma empresa deseja receber o pagamento pelo mesmo navio, isto é, a imediata realização do todo, pode fazê-lo vendendo à vista ou recorrendo a leilões públicos. A operação será menos vantajosa porque, em ambos os casos, verifica-se para o vendedor uma perda obrigatória de 20% no valor da mercadoria do que se a vendesse mediante créditos de três e quatro meses. Para evitar inconvenientes desta natureza, é preferível associar-se a uma casa no Brasil que faça os necessários