A expedição do acadêmico G. I. Langsdorff ao Brasil, 1821-1828

Etnografiia (Etnografia Soviética), nº 6, de 1936. Seu conteúdo não coincide com a parte correspondente do diário de Florence, parecendo tratar-se de um dos esboços em rascunho da descrição dessa viagem.

Outro participante da expedição, o pintor Johann M. Rugendas, publicou o trabalho Malerische Reise in Brasilian, que apareceu em 1835 nas línguas francesa e alemã. Esse trabalho contém grande número de desenhos representando paisagens do Brasil, modo de vida dos índios, dos negros e dos colonos, desenhos esses executados pelo autor durante sua longa estada no Brasil (ver mais abaixo). O texto, escrito por outro Rugendas — Huber —, contém dados sobre várias tribos indígenas, negros e a população mestiça, especialmente urbana. Numerosos fatos interessantes, que o autor apresenta, se depreciam, até certo ponto, porque ele trata, em grande parte, dos índios em geral, sem indicar o nome da tribo, o que reduz a quase nada a possibilidade de seu aproveitamento.

Sobre os pintores da expedição, em particular sobre Florence, existe uma série de referências nos trabalhos sobre etnografia do Brasil. Na maioria dos casos, trata-se de informações fragmentárias, baseadas principalmente em dados do diário de Florence. Exceção a isso é o artigo, pouco conhecido mas muito interessante, de Ten Kate (Herman Ten Kate), estampado na revista L'Anthropologie, t- XXII, 1911, págs. 13-35. Este artigo foi publicado nas Atas do XVII Congresso Internacional de Americanistas, editadas em Buenos Aires, em 1912. Como se pode ver mesmo pelo título — "Sur quelques peintres ethnographes dans l'Amérique du Sud" —, o artigo é um resumo dos materiais entre os viajantes ou, como os designa o autor, sobre os "peintres voyageurs-ethnographes", que fizeram esboços de caráter etnográfico na América do Sul, nos séculos XVIII e XIX. Entre outras fontes, Ten Kate concede especial atenção à minuciosa biografia e descrição do trabalho de Rugendas (págs. 575-581), que ele distingue como o único pintor, no gênero, que produziu um grande número de desenhos.

Em vista do valor e da amplitude dos dados de Ten Kate, quisemos apresentá-los, de modo condensado, neste trabalho.