As duras condições invernais forçaram Riezanov a empreender nova viagem — em busca de víveres — a Nova Albion, ou Nova Califórnia, precisamente ao porto de São Francisco.
Após malogradas tentativas de peneirar na embocadura do rio Colúmbia, o navio "Junona" (juno) entrou, em fins de março de 1806, na baía de São Francisco. Tal viagem se realizou como parte da expedição geral de Kruzenxtern, sobre a qual fora avisado, três anos antes, o governo espanhol. Dai ter este oferecido cordial recepção.
Coube a Langsdorff a tarefa, que achava muito desagradável, de servir de intérprete, falando em latim com os padres missionários, pois não havia outro idioma que fosse do conhecimento comum de ambos os lados.
Transmitiu ele curiosas informações sobre os indígenas e seu modo de vida nas missões dos franciscanos e pressagiou brilhante futuro a todo aquele rico país. Quanto aos trabalhos de ciências naturais, "defrontaram, em nossa expedição, mais dificuldades do que podiam ser imaginadas: as peles que secavam eram atiradas ao mar, os papéis do herbário eram escondidos no fundo da bodega, soltavam-se os pássaros apanhados vivos, cortava-se a cabeça dos pássaros abatidos a tiro, e assim por diante.
Com tais ocorrências e outras semelhantes, senti-me tão abatido e esmagado, que até cheguei a me conformar com a renúncia a qualquer ideia de trabalhar no setor da história natural e, segundo o desejo do senhor Riezanov, restringir-me à função de intérprete...
Regressando a 8 de junho a Sitka, ali encontrou um calhambeque de 22 toneladas, que devia, sob comando do americano Wolf, ir a Okotsk. Langsdorff juntou-se a ele. "Já aguentei Sitka suficientemente; fartei-me de peixes, focas e caracóis... Raramente se entoa o Te Deum laudamus com maior sentimento de gratidão do que aquele que me fervia na alma ao partir para a Europa. Parecia-me que a respiração se tornava mais leve ao perdermos de vista o monte Edgcumbe" (à entrada de Norfolk Sound).
Na visita à ilha Kodiak, como antes também, Langsdorff teve sua atenção atraída pelas condições de vida dos aleutas. Várias páginas de seu livro são dedicadas à descrição do gênero