A instrução pública no estado de São Paulo - 2º vol.

o objeto do ofício, para não ser confundido com a matéria do expediente".

Nos anos de 1892 e 1893 várias escolas públicas foram mandadas fechar em virtude das epidemias reinantes. O mês de junho foi designado para abertura de concurso às cadeiras primárias vagas. Foram designados para os exames dos candidatos ao magistério público primário: representante do governo, Dr. Eugenio Manoel Toledo; examinadores, Dr. Luiz Augusto Corrêa Galvão, Manoel Ciridião Buarque e Tiburtino Mondino Pestana.

1893-1894. Sobre a Escola-modelo encontramos os seguintes dados oficiais: fundada pelo governador Prudente de Morais,(1890) tendo por diretor o Dr. Caetano de Campos e por executora de suas ideias, Miss Marcia Browne. Serve esta instituição não só para nela exercitarem os alunos-mestres, como para constituir o modelo das escolas públicas preliminares, em que bons serviços virá prestar. Tão abominada dos meninos é a nossa escola primária; tão abandonada fica pelas autoridades respectivas, que o legislador julgou necessário estabelecer-lhe a frequência obrigatória com o fim de torná-la procurada. Entretanto, se a escola permanecer no que é, e se o sistema defeituoso do ensino continuar, não é possível que a autoridade consiga o seu fim, nem parece até que seja isso de real vantagens para os alunos. Na verdade, obrigá-los à permanência por longas horas em prédio acanhadíssimo sem ar suficiente, sem luz, como nesta Capital mesmo os há, e assentarem-se com móveis desproporcionáveis à sua idade e tamanho, a lerem livros imprestáveis, a passarem horas com a mesma lição, a escreverem em mesas impróprias, a decorar páginas de gramática que não compreendem, é extremar-lhes o cérebro, prejudicar-lhes a nutrição, estragar-lhes a vista e deformar-lhes o corpo.

Adotado, porém, o método intuitivo da Escola-modelo, seguido o sistema racional das lições curtas, proporcionadas