escritor que observa que o sublime e o ridículo são contíguos. Estou certa de que muito se aproximam no mar. Se olho para fora, vejo o objeto mais grandioso e mais sublime na natureza — o oceano que ruge com toda sua força e o homem, com toda a honra e dignidade, com todos os poderes da inteligência e do corpo a lutar com ele, e a dominá-lo. Depois olho para dentro, em torno de meu pequeno lar da cabine, e cada jogo do navio causa acidentes irresistivelmente burlescos. Apesar dos aborrecimentos que trazem consigo, ninguém pode evitar o riso. Às vezes, apesar de todas as precauções usuais, de acolchoados e toalhas, a mesa do almoço é de repente despojada de metade de sua carga, que se localiza nos buracos dos costados dos navios de sotavento, para onde o cesto de carvão e seu conteúdo tinham sido lançados momentos antes. Vinham depois os desastres da sala de aula, com tinteiros emborcados, ardósias quebradas, livros rasgados e lugares perdidos, a perda de muitos cálculos penosos e outros males estranhos em sua espécie, mas extremamente risíveis, especialmente como o que aconteceu agora mesmo, quando o professor ficou estendido a fio comprido no tombadilho, no momento em que repreendia os alunos pelo mau trato que davam aos livros e às ardósias nestas caprichosas circunstâncias.
28 [de março] — Latitude 52°26 S., longitude 56°11' O. O Capitão Graham e o primeiro tenente ainda bem doentes ambos. A 1h esta madrugada o mercúrio do barômetro desceu a 28-09; às 7h subiu de novo a 29-01. O termômetro está a 38° Fahrenheit, e temos rajadas de neve e granizo e mar pesado. Há bandos de pássaros muito pequenos em torno do navio e vimos muitas baleias.
30 [de março] — Latitude 56°51 S., longitude 59° W.; o termômetro a 30º esta manhã e a 32° ao meio-dia. Violento vento de SO, a única vez que tivemos vento rijo desde que deixamos a Inglaterra. Almoçamos deitados no tombadilho da cabine e não foi possível firmar nada na mesa. Clarke, um dos quartéis-mestres, quebrou duas costelas numa queda do tombadilho, e