15 [de março] — Fui cedo à terra para preparar o desembarque. Observo dois dos arcos sob os quais passou o Imperador no dia da coroação, desenhados com extremo bom gosto e bem executados. São, naturalmente, provisórios. Alguns trabalhos mais sólidos foram feitos desde que vi o Rio pela última vez. Novos chafarizes se inauguraram, repararam-se aquedutos; todas as fortalezas e outras obras públicas melhoraram visivelmente, e as ruas foram calçadas de novo. Além disso há por toda parte um ar de trabalho. Levei Glennie para terra à tarde, e fui bastante tola para me entristecer por ter de abandonar meus companheiros de viagem, e mais tola ainda por me incomodar com a completa indiferença com que me viam partir: ambas as coisas talvez bastante naturais. Estou de novo sem ninguém a quem me arrimar, e sozinha no mundo, com minha carga de melancolia; eles têm diante de si os negócios e o prazer.
Foi uma bela noite e a pequena viagem de barco para Botafogo parece que fez bem a Glennie; mas tivemos o desgosto de verificar que nem as provisões que eu comprara haviam chegado, nem o empregado, que um de meus amigos prometera enviar-me. De modo que ficamos sós e sem jantar, mas, Deus louvado, não sem socorro. Nas minhas excursões já aprendi o bastante para não ser dependente; e assim, após algum tempo, consegui da venda próxima um chá aceitável para dar ao doente, e mandei-o deitar-se de ânimo bem levantado. Não tive tempo para sentir-me bastante abatida.
20 de março — Empreguei estes dias passados em procurar uma casa, o que consegui, e em receber e pagar visitas de meus velhos conhecimentos, e em não me sentir nada bem.
Ouço dizer que não há nada decidido sobre o comando de Lorde Cochrane. Todo o mundo diz que lhe pediram que servisse sob o comando de dois almirantes portugueses, com vencimentos em moeda portuguesa. Está claro que são condições que ele não pode nunca aceitar. Não estive com ele, de modo que não tenho certeza a