Pimentel, consorte do donatário, e procurador dele, os povoadores de Assunção nutriam-se apenas do que lhes fornecia a abundante lavoura indígena.
Mas frequentavam-se os dois povos, através dos sertões que lhes impediam o intercâmbio.
De uma feita, em São Vicente, encontraram-se o capitão Salazar, que vinha da Espanha, e Melgarejo, proveniente de Guaíra, cujo embarque foi impedido pelas autoridades vicentinas.
Jornadeariam, juntos, com suas famílias, rumo de Assunção, obscuramente, como qualquer viajante da época, se não se tivessem associado aos filhos de Luis de Góes, povoador da vila de Martim Affonso, de nomes Cypriano e Vicente, que lhes deram relevância à expedição.
Empreendedores, conduziram a primeira boiada, bem modesta, em verdade, com que se deveria iniciar a pecuária no Uruguai.
Eram sete vacas e um touro, confiados ao vaqueiro Gaeta que llegó con ellas á la Asunción con grande trabajo y dificultad solo por el interés de una vaca, que se le señaló por salario, de onde quedó en aquella tierra um proverbio que dice: 'son más caras que las vacas de Gaeta'.
Ao comentar este passo, Angelis confirma a primazia, atribuída aos irmãos Góes, como implantadores da pecuária no Paraguai, embora descontando os exageros do deão Funes, que lhes ampliou a influência da iniciativa por toda a região platina."
Quanto à introdução do gado na margem oriental do rio Uruguai, estudos de Caviglia e outros atribuem-na a Hernandarias, que, em 1608, teria aí formado sua estância. Outros atribuem-na aos jesuítas, que fundaram suas missões no atual rio Grande, em 1618. Como quer que seja, a existência de abundante gado na região do sul e os preços elevados que alcançaram na capitania de São Paulo justificavam o fomento de seu